Concertos

mocoilas.png

As Moçoilas e Os Vocalistas
Dia 8 de junho 21h00 – Apto para todos os públicos
Parque do Palácio da Galeria
Duração: 60 min. aprox. | Necessário bilhete

As Moçoilas surgiram em 1994, especificamente para uma apresentação da Serra do Caldeirão, nas suas expressões Algarvias e Alentejanas e até hoje preservam e perpetuam a música da Serra Algarvia. Em 2002, lançaram o seu primeiro álbum, “Já cá vai roubado” e em 2006, o seu último trabalho “Q’é que tens a ver com isso?”. O seu repertório constituido por recolhas de músicas tradicionais e temas originais, continuam a ser cantigas, que integram e traduzem um modo de vida, um quotidiano praticamente extinto. A ideia de divulgar as canções da Serra do Caldeirão e o modo de cantar das gentes do campo, continua latente na intenção destas moçoilas que, não abdicam, porém, de tirar alguma satisfação pessoal deste trabalho.

vocalistas.jpg

Os Vocalistas, formados em 2015, abraçam a música tradicional e popular e vários êxitos portugueses, mas sempre com o Cante Alentejano na alma e com a preocupação que tal transpareça facilmente. Cinco vozes, tendo na maioria dos temas a companhia de um dos cordofones portugueses, a Viola Campaniça do Baixo Alentejo. Sendo um grupo polivalente no que respeita ao género de músicas que cantam, a raiz é sempre apenas uma: o Cante Alentejano.

piajon.png

PiAJON
Dia 8 de junho 23h30 – Apto para todos os públicos
Parque Municipal
Duração: 75 min. aprox. | Necessário bilhete

Fortemente inspirado pelo jazz e pelo folk, este duo nasceu no grupo de Danças do Mundo ao Sul. O piano e a percussão constroem temas que viajam através do som das danças tradicionais e convidam todos a dançar.bardos.pngOs Bardos
Dia 9 de junho 19h30 – Apto para todos os públicos
Parque Municipal
Duração: 75 min. aprox. | Necessário bilhete

Na Europa antiga eram aqueles que transmitiam histórias, mitos e lendas, cantando histórias em poemas recitados. Eram simultaneamente músicos e poetas e, mais tarde, seriam designados de Trovadores.
Os Bardos, são um grupo de Amigos que gostam de tocar o reportório das músicas tradicionais europeias para dança, procurando redescobri-lo com todos aqueles que queiram partir numa viagem musical.

aquihabaile

Aqui Há Baile
Dia 9 de junho 21h30 – Apto para todos os públicos
Parque Municipal
Duração: 75 min. aprox. | Necessário bilhete

Numa fusão entre o tradicional e o novo baile, os AHB convidam vagueiam entre sons do Alentejo e os sons de paragens tão diversas quanto as que acolhem um Funaná de ritmo quente ou um Círculo Circassiano da velha Europa. O grupo criado em 2011 reúne músicos com percursos em diversos projetos musicais – fado, música clássica, rock e música tradicional. Esta fusão veio dar origem, em 2013, à edição do primeiro álbum – Caderno de Danças do Alentejo – adaptações.  A música, insaciável de si própria, historicamente, transforma-se uma vez e outra e Aqui há Baile é o novo passo na origem e na forma, na alma e na estética, na melodia e na dança. Porque AQUI HÁ BAILE, e se não há, FAZ-SE!

cropped-forromior2.jpg

Forró Miór
Dia 9 de junho 23h30 – Apto para todos os públicos
Parque Municipal
Duração: 75 min. aprox. | Necessário bilhete

Os Forró Miór trazem à cena musical um novo conceito de Forró. A sua abordagem a este género da música Brasileira mantém-se fiel à tradição, mas abre-se novas influências como a cumbia, milonga, swing, samba and latin-jazz. Desta forma trazem uma originalidade refrescante e apelativa aos dançarinos de Forró e a toda a audiência.

 

sergiocobos.png

Sérgio Cobos
Dia 10 de junho 17h00 – Apto para todos os públicos
Clube de Tavira
Duração: 75 min. aprox. | Necessário bilhete

Sérgio Cobos especializado em música e dança tradicional galega. É diretor musical e acordenista no projeto Aqui Há Baile. Bailarino e músico na peça “Fica no Singelo” da companhia Clara Andermatt. Toca acordeão no grupo MALA HERBA.
É um artista excepcional: músico, compositor, bailarino, pintor, ilustrador, contador de histórias e Impulsionador das Valsas Mandadas!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios